Logo_Voluntariado_Jovem
Pointer
Background

Idosos Ativos

Entidade
Nome/Designação: Junta de Freguesia de São Pedro - VFCampo
Telemóvel: 910010068
Telefone: 29658100
Rua/Praça: Rua Nossa Senhora da Natividade 40A
Código Postal: 9680-127
Ilha: São Miguel
Concelho: Vila Franca do Campo
Freguesia: São Pedro
Caracterização do Projeto
Nome Do Projeto: Idosos Ativos
Breve Descrição Do Projeto: O projeto pretende colaborar com a inclusão social de idosos da Freguesia de São Pedro – Vila Franca do Campo nas diversificadas atividades sociais. Também visa tornar os espaços em que os Idosos se encontram em ambientes mais sociáveis, dinâmicos e atrativos para esse público, buscando desenvolver ações que incorporem a leitura, jogos de mesa, ginástica e a contagem de histórias como ferramentas capazes de contribuírem para o bem-estar dos idosos.
Data De Início: 4 de Fevereiro de 2019
Data De Fim: 13 de Dezembro de 2019
Objetivos Gerais: O Projeto Idosos Ativos tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos, tanto a nível físico, contribuindo para minimizar as limitações ou as dificuldades de mobilidade dos idosos, melhorando o desempenho motor e permitindo, dentro do possível, a manutenção de uma vida mais autónoma e independente; como a nível social, proporcionando-lhes um ambiente de convívio e entusiasmo, minimizando o isolamento.
Objetivos Específicos: Proporcionar aos idosos atividades que possibilitem a convivência, tendo em vista a troca de experiências, estimular a participação do idoso desenvolvendo atividades educativas, culturais e recreativas, estimular aspetos cognitivos: atenção, coordenação, memória e perceção, desenvolver atividades que proporcionem valorização pessoal e melhoria da autoestima, contrariar o isolamento e a solidão.
Público Alvo: Pessoas com 60 ou mais anos de idade
Atividades: As atividades propostas são: dinâmicas de grupo e vivências; contagem de histórias; jogos de mesa; ginástica; integração do idoso ao meio social, por meio de oficinas de informática, redes sociais, artesanato e costura. As atividades podem ser sugeridas pelos voluntários, bem como solicitadas pelo grupo a ser trabalhado.
Área De Intervenção Do Projeto: Social 1 - Apoio a idosos
Número De Pessoas Que Beneficiarão Do Projeto: 20
Número De Vagas Para Voluntários: 2
Competências A Adquirir:
- Competências sociais e cívicas
Ilha: São Miguel
Concelho: Vila Franca do Campo
Freguesia: São Pedro
Horário (hh:mm)
Segunda-feira
09:00 - 12:00
--:-- - --:--
Terça-feira
09:00 - 12:00
--:-- - --:--
Quarta-feira
09:00 - 12:00
--:-- - --:--
Quinta-feira
09:00 - 12:00
--:-- - --:--
Sexta-feira
09:00 - 12:00
--:-- - --:--
Background