Logo_Voluntariado_Jovem
Pointer
Background

ENVOLVi

Entidade
Nome/Designação: Novo Dia, Associação para a Inclusão Social
Telemóvel:
Telefone: 296209600
Rua/Praça: Rua Ernesto do Canto, 38-42, 2º andar
Código Postal: 9500-312
Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Freguesia: São Pedro
Caracterização do Projeto
Nome Do Projeto: ENVOLVi
Breve Descrição Do Projeto: O projeto ENVOLVi é financiado ao abrigo do programa Cidadãos Ativ@s, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), gerido pelo consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto e será implementado entre 01 de abril de 2019 e 30 de setembro de 2021. Grupo alvo O principal grupo alvo deste projeto são as pessoas com 65 anos ou mais, residentes na Região Autónoma dos Açores. Pretende-se abranger tanto pessoas institucionalizadas em lares como pessoas idosas autónomas que residem nas suas habitações, quer frequentem ou não centros de dia, lares e centros de convívio.
Data De Início: 1 de Janeiro de 2020
Data De Fim: 30 de Setembro de 2021
Objetivos Gerais: Promover os direitos humanos através da igualdade e da tolerância, bem como o combate à discriminação contra pessoas idosas, promovendo relações interpessoais mais saudáveis entre gerações.
Objetivos Específicos: Reforçar a coesão social e promover uma cidadania e envelhecimento ativos, capacitando grupos vulneráveis e facilitando o diálogo intergeracional; Dar visibilidade ao problema do isolamento e do abuso de idos@s, procurando alcançar o público em geral, decisor@s polític@s, autoridades e profissionais, proporcionando a profissionais, estudantes, voluntári@s e outros, ferramentas adequadas para reconhecer o abuso e tomar medidas contra ele; Incentivar o voluntariado jovem e sénior, facilitar a formação, dotando @s jovens com as ferramentas necessárias para uma cidadania mais ativa.
Público Alvo: Pessoas com 60 anos ou mais e jovens entre 16 e os 30 anos.
Atividades: O projeto prevê a realização de várias atividades interativas, de promoção dos Direitos Humanos, e, de incentivo à participação cívica e desenvolvimento social para a comunidade em geral e para grupos específicos: Formação para profissionais - pretende dotar profissionais, que trabalhem diretamente com pessoas idosas, de competências na área dos Direitos Humanos, da prevenção da discriminação e da violência contra pessoas idosas Formação para jovens voluntários/as - pretende dotar jovens de competências na área dos Direitos Humanos, da não discriminação e da prevenção da violência, para que se possam mobilizar e atuar na implementação de atividades do projeto Workshops - prevê mobilizar grupos de idos@s e grupos de jovens, através da dinamização de atividades intergeracionais, em que são os próprios grupos voluntários que ministram e usufruem dos workshops. Incluirá o compromisso cívico dos grupos-alvo, permitindo @s jovens e idos@s aprender e/ou ensinar novas aptidões/ofícios numa troca de boas práticas. Campanha – a campanha consiste na sensibilização e informação da comunidade local para os Direitos Humanos, sobretudo na desconstrução de preconceitos e estereótipos que sustentam a discriminação em razão da idade, através de um conjunto de atividades. Entre estas atividades estão previstas campanhas de rua, tertúlias e mesas redondas, e exposições. Assembleia municipal sénior - pretende-se envolver pessoas jovens e idosas na criação de políticas públicas. Promover a participação cívica da população, interferindo positivamente na vida pública, difundindo a interação social e aumentando o sentido de pertença.
Área De Intervenção Do Projeto: Social 2 - Desenvolvimento comunitário
Número De Pessoas Que Beneficiarão Do Projeto: 500
Número De Vagas Para Voluntários: 5
Competências A Adquirir:
- Comunicação na língua materna;
- Aprender a aprender;
- Competências sociais e cívicas;
- Espírito de iniciativa e empreendedorismo
Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Freguesia: São Pedro
Horário (hh:mm)
Segunda-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Terça-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Quarta-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Quinta-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Sexta-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Background