Logo_Voluntariado_Jovem
Pointer
Background

Promoção da Igualdade e Prevenção das Múltiplas Razões de Discriminação

Entidade
Nome/Designação: Novo Dia, Associação para a Inclusão Social
Telemóvel:
Telefone: 296209600
Rua/Praça: Rua Ernesto do Canto, 38-42, 2º andar
Código Postal: 9500-312
Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Freguesia: São Pedro
Caracterização do Projeto
Nome Do Projeto: Promoção da Igualdade e Prevenção das Múltiplas Razões de Discriminação
Breve Descrição Do Projeto: No âmbito de todas as atividades/projetos desenvolvidos pelo Centro de Informação, Promoção e Acompanhamento de Políticas de Igualdade (CIPA – Novo Dia) a proposta para integração de voluntários/as, propõe-se desde logo a articular a intervenção social com a promoção da igualdade, a prevenção da violência doméstica e no namoro e o combate às discriminações baseadas na, idade, etnia/contexto de origem, orientação sexual, género e deficiência e, a desenvolver um conjunto de eventos e de atividades que permitirão aprofundar o conhecimento dos/as jovens e dos que ocupam um papel fundamental na sua formação e integração social. Todas as atividades desenvolvidas no CIPA permitem uma aquisição de competências e de uma experiência de trabalho que será extraordinariamente benéfica para os seus futuros profissionais, permitindo ainda o desenvolvimento da sua criatividade e imaginação sociológica. Deste modo, o/a voluntário/a será integrado/a em todas as áreas de atuação do CIPA e terá a possibilidade de aprofundar os temas supracitados. No decorrer das tarefas inerentes à implementação das atividades o/a voluntário/a será devidamente coordenado/a e orientado/a por uma das técnicas superiores do CIPA (valência da Novo Dia).
Data De Início: 1 de Agosto de 2018
Data De Fim: 31 de Agosto de 2018
Objetivos Gerais: Promover o Princípio da Igualdade de oportunidades; a Defesa dos Direitos Humanos; a Igualdade de Género; o Exercício da Cidadania; desenvolver mecanismos de prevenção e combate a todas as formas de discriminação. Assim, atualmente o objetivo principal do CIPA é a promoção da igualdade, a prevenção e combate aos múltiplos tipos de discriminação e à violência doméstica, através de ações de intervenção direcionadas para todas as idades e áreas da vida em sociedade, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
Objetivos Específicos: - clarificar os conceitos de cidadania, igualdade, de discriminação e de violência; -desmistificar preconceitos, estereótipos e representações sobre a idade, o género, a orientação sexual, a identidade de género, a etnia e a deficiência, fomentando o respeito pela diversidade; - prevenir e combater situações de violência entre jovens, fomentando o exercício de cidadania ativa e a defesa dos Direitos Humanos;
Público Alvo: Crianças e jovens
Atividades: Colaboração na planificação, preparação e dinamização de atividades internas e externas (festivais de verão, campanhas de praia)
Área De Intervenção Do Projeto: Social 2 - Desenvolvimento comunitário
Número De Pessoas Que Beneficiarão Do Projeto: 5000
Número De Vagas Para Voluntários: 3
Competências A Adquirir:
- Comunicação na língua materna;
- Competências sociais e cívicas;
- Espírito de iniciativa e empreendedorismo
Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Freguesia: São Sebastião
Horário (hh:mm)
Segunda-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Terça-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Quarta-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Quinta-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Sexta-feira
10:00 - 12:30
13:30 - 16:00
Background